CONCILIAÇÃO VIRTUAL (OFICIAL)

Prática Deferida

Autor(es): DARCI MENDONÇA - ADVOGADO MARCELO LAGES RIBEIRO DE CARVALHO - ARBITRO CONCILIADOR/JUIZO ARBITRAL

Categoria: Advocacia

Estado: SÃO PAULO (devido o acesso ser pela internet, atendemos todas as cidades do Brasil) - SP



Prêmio Innovare - Edição IX - 2012
Link de Vídeo

Descrição resumida

Audiências de Conciliação Virtual

Quais os fatores de sucesso da prática?

Acesso à justiça para qualquer internauta, principalmente a deficientes físicos e idosos através da internet. Pois é sábio que alguns fóruns ainda não possuem acesso especial como; rampas, elevadores, etc. Atendendo qualquer pessoa pela internet, em qualquer município brasileiro. Necessitando apenas de um computador conectado a internet ou uma Lan House. Levando Justiça rápida pela internet, economizando tempo de locomoção, e despesas com transporte.

Explique o processo de implementação da prática?

Foi necessário muita dedicação, e conhecimentos específicos adquiridos em cursos especiais, como: Curso de Conciliação na Escola Paulista da Magistratura, do Tribunal de Justiça de São Paulo, e cursos de informática, e T.I. (Tecnologia da Informação).

Qual a principal inovação da sua prática?

Facilitar o acesso à justiça a deficientes físicos, uma classe praticamente esquecida durantes anos. Devido à dificuldade de locomoção. E levar justiça a municípios aonde não possui Fórum Físico.

Quais as dificuldades encontradas?

Que as empresas rés aceitem a arbitragem com fulcro na Lei 9307/96. Principalmente em casos que o autor é um deficiente físico ou idoso. Por isso, apresentamos os pontos positivos, e econômicos: Pois com a CONCILIAÇÃO VIRTUAL as empresas economizam (tempo e dinheiro) com diligências de advogados em vários fóruns, o que tem se tornado cada vez mais difícil devido ao trânsito das metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro. Acessibilidade, Comodidade, Celeridade, Transparência, Isonomia, Jurisprudência, Equidade, Aumento de Produtividade.

Há quanto tempo a prática está em funcionamento?

1 ANO

Descreva resumidamente as etapas de funcionamento da prática

1) O internauta acessa o site da CONCILIAÇÃO VIRTUAL no endereço WWW.CONCILIACAOVIRTUAL.COM.BR , expõe seu conflito, e necessidade de acesso à justiça. 2) A equipe da conciliação virtual entra em contato com a empresa-ré ou réu, convocando a audiência virtual de conciliação, ajustando dias e horários convenientes para todas as partes. 3) Celebrando a audiência de conciliação, as partes entram em acordo, assinam digitalmente o Termo de Acordo.

Recursos envolvidos na prática

Internet.

Infraestrutura

Framework - Salas de audiência virtuais, Computadores, Notebooks, estrutura física do escritório, cartório virtual, telefones, e acesso a internet.

Equipe

Atualmente contando com 12 atendentes, 1 administrador jurídico, 1 secretário, 3 arbitros conciliadores, 1 oficial de justiça arbitral.

Outros recursos

Compaixão e Fraternidade.

Parceria

Estamos em busca de patrocínio, para divulgar o site da CONCILIAÇÃO VIRTUAL e levar Justiça a todos.

Equipamentos/sistemas

Framework - Salas de audiência virtuais, Computadores, Notebooks, estrutura física do escritório, cartório virtual, telefones, e acesso a internet.

Orçamento

150 mil reais para implantação. E atualmente 20 mil reais para manutenção mensal. Necessitando de investimento de 100 mil reais mensais para expansão.

Explique como sua prática contribui para a sustentabilidade e para o meio ambiente. Pergunta obrigatória apenas para concorrer ao Prêmio Especial

1) Não necessita a impressão de documentos, pois todos os documentos são digitalizados, inclusive o Termo de Acordo. 2) Não necessita utilizar meios de transportes, diminuindo a poluição de gases.

Explique como sua prática contribui para o aumento da cidadania no Brasil. Pergunta obrigatória para concorrer nas categorias Tribunal, Juiz Individual, Ministério Público, Defensoria Pública e Advocacia

Facilidade de acesso a qualquer pessoa, principalmente a deficientes físicos e idosos. Levando Justiça e Democracia a qualquer município Brasileiro, inclusive aos municípios que não possuem fórum físico. Melhorando a imagem da Justiça e do Estado Brasileiro, devido ao acesso rápido, e celeridade na solução de conflitos.