05/03/2015 - 23h51 Notícia

XII Prêmio Innovare revela nova categoria e amplia a participação popular

As inscrições das boas práticas estarão abertas até dia 14 de maio. Cerimônia contou com a presença dos ministros José Eduardo Cardozo, Carlos Ayres Britto e Francisco Falcão

O Instituto Innovare realizou nesta quinta-feira, dia 05 de março, no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, a cerimônia de lançamento do XII Prêmio Innovare, considerada a mais importante premiação da Justiça brasileira. A partir de hoje até o dia 14 de maio as inscrições desta edição poderão ser feitas através do site: www.premioinnovare.com.br.

 

Presidiram a cerimônia os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, do STJ, Francisco Falcão, e Carlos Ayres Britto, presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare. Presidentes e representantes de diversas instituições também marcaram presença no lançamento (STF, STJ, TST, MPU, ANAMATRA, ANPR, AJUFE, OAB, AMB e ANADEP).

 

"Que venha, então, o XII Prêmio Innovare, divulgando práticas que melhorem o funcionamento do Judiciário e sua relação com o cidadão. Teremos novamente um grande prêmio que dotará brasileiros e brasileiros de grandes ideias para boas implementações da Justiça", diz o Ministro da Justiça José Eduardo Cardozo.

 

Com o êxito da última edição, que contou com inscrições de profissionais de todas as áreas do conhecimento e culminou, inclusive, com um educador como vencedor do Prêmio Especial, o Innovare decidiu apostar na criação da nova categoria ¨Justiça e Cidadania¨, que terá tema livre, aceitando práticas desenvolvidas por qualquer pessoa e que promovam a cidadania através da educação, saúde, esporte, cultura e etc. As demais categorias Tribunal, Juiz, Defensoria Pública, Ministério Público, e Advocacia, também continuam com tema livre.

 

Prêmio Especial deste ano vai destacar práticas que reduzam em tempo e volume as ações judiciais que envolvam o Poder Público. Com o tema"Redução das ações judiciais do Estado: menos processos e mais agilidade", o Innovare tem o objetivo de revelar iniciativas que ajudem a desafogar o sistema judiciário.

 

"O Innovare mostra seu grande valor ao congregar profissionais múltiplos, dos mais amplos saberes, com pessoas comuns da sociedade. Esta premiação quer e busca trazer para o sistema práticas plurais, iniciativas que tenham a premissa de aperfeiçoar o Judiciário sejam elas de quem for ou de onde vieram. O importante é inovar nossa Justiça", disse o ministro Carlos Ayres Britto, presidente do Conselho Superior do Instituto Innovare.

 

Nestes 11 anos, mais de 3 mil  práticas já foram inscritas no Prêmio Innovare e cerca de 154 trabalhos inovadores foram premiados. Um levantamento feito pela pesquisadora Monica Tereza Sadek mostrou que mais de 90% ainda estão sendo mantidos por seus autores e até mesmo replicados para outros territórios.

 

"Acredito que o Prêmio Innovare deveria existir até mesmo em outros países da América Latina em virtude de seu enorme potencial como fomentador de grandes mudanças para o sistema judiciário, ajudando a torna-lo mais célere, inovador e mais barato, para que chegue a todos os cidadãos", diz o ministro do STJ Francisco Falcão.

 

Sobre o Prêmio Innovare

Criado em 2004, o Innovare é uma das premiações mais respeitadas da justiça brasileira. O objetivo principal é identificar, premiar e disseminar iniciativas inovadoras realizadas por magistrados, membros do Ministério Público estadual e federal, defensores públicos e advogados públicos e privados de todo Brasil, além de profissionais de qualquer área do conhecimento, que estejam aumentando a qualidade da prestação jurisdicional e contribuindo com a modernização da Justiça Brasileira. Em 2015, o prêmio dará novamente a oportunidade a profissionais de qualquer área disputarem o Prêmio Especial e na nova categoria Justiça e Cidadania.

 

O prêmio já recebeu inscrições de todas as regiões do país e contou com uma edição internacional (2010).   Todas as práticas inscritas desde a primeira edição do Prêmio estão disponíveis para pesquisa gratuita no site da instituição (www.premioinnovare.com.br). Outra fonte para pesquisa é a fanpage no Facebook (www.facebook.com/institutoinnovare).

 

O Prêmio Innovare é uma realização do Instituto Innovare, da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, da Associação de Magistrados Brasileiros, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação Nacional dos Procuradores da República e da Associação Nacional dos magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), com o apoio do Grupo Globo.

 

Diretoria do Prêmio: Sérgio Renault, Pedro Freitas, Antonio Claudio Ferreira Netto e Carlos Araujo

Coordenação do Prêmio Innovare: Raquel Khichfy

 

Informações para a imprensa:?

MNiemeyer Assessoria de Comunicação 

www.mniemeyer.com.br?(21) 2178-2104 / 2178-2102

Adriano Meirelles: adriano@mniemeyer.com.br / (21) 21 99159-7557?

Andrea Pessôa: andrea@mniemeyer.com.br / (21) 99802-6622