20/11/2014 - 18h57 Notícia

Nota

Ministro Marcio Thomaz Bastos

Sergio Renault – diretor-presidente do Prêmio Innovare

Marcio Thomaz Bastos deixou um legado fundamental como ministro da Justiça, com o fortalecimento da Polícia Federal e a Reforma do Judiciário. Modernizou a Polícia Federal, em termos de estrutura e na forma republicanos de agir nas investigações. O ministro dizia que a Polícia Federal não deveria perseguir os inimigos e nem proteger os amigos. Todas as mudanças na polícia federal após o governo Lula decorreram da obra do ministro.

Quando Marcio Thomaz me convidou para ser secretário da reforma judiciária, ele comentou que estava colocando sob a minha responsabilidade o  projeto que justificava sua ida ao ministério. E completou que se não fosse para fazer a reforma e criar o CNJ (Conselho Nacional de Justiça), nem aceitaria ser ministro da justiça.

Como advogado, Marcio Thomaz foi um grande professor. Deixou uma legião de alunos, que tiveram a oportunidade de trabalhar ou conviver com ele. Grande parte dos criminalistas de sucesso no país deve à ele sua formação e experiência profissional . 

Marcio Thomaz tinha grande apreço pelo Innovare, por acreditar ser ele uma forma de criar um projeto que tivesse continuidade mesmo se ele estivesse fora do governo. E transformou o Prêmio Innovare em um projeto autônomo, em uma demonstração que as mudanças precisam continuar independente do governo.